Local para integração e monitoramento de todas as tecnologias de Cidades Inteligentes implantadas no Programa Vila A Inteligente. O espaço, além de concentrar todas as informações, é o local para demonstração de todas as soluções instaladas no bairro inteligente.
Foram instalados nos cruzamentos: Av. Paraná x Av. Sasdelli, Av. Paraná x Araucária, Av. Sasdelli x Av. Garibaldi e Av. Sasdelli x Av. Andradina. A solução contempla software de gestão dos controladores semafóricos, câmeras com inteligência artificial para monitoramento e contagem de veículos que passam pelas principais vias e software de identificação de infração (ainda não instalado).
Foram instaladas 5 câmeras de reconhecimento de placas de veículos em 3 pistas de entrada e 2 de saída do bairro: na Av. Paraná, esquina com a Av. Araucária. As câmeras permitem monitorar a entrada e saída de veículos do bairro e, inclusive, fornecem relatórios de acompanhamento de tráfego e monitoramento de veículos.
São 4 pontos de ônibus instalados na Av. Paraná e Av. Silvio Américo Sasdelli, na Av. Gramado em frente ao Hospital Ministro Costa Cavalcanti já na Av. Silvio Américo Sasdelli são três pontos, próximo à Caixa Econômica Federal, em frente ao campo de futebol da Vila A e em frente ao Centro Executivo. Os pontos têm informações sobre o transporte coletivo e permitem recarregar o celular através de saídas USB.
São luminárias que possuem sistema de telegestão, podendo ser controladas remotamente e permitindo a dimerização. Podem também ter câmeras acopladas, para monitoramento e reconhecimento facial.
Equipamentos que permitem o reconhecimento de pessoas que passam por ela, realizando uma comparação da face reconhecida com as faces contidas em um banco de dados. Entre as várias aplicações, é possível distinguir o gênero e uso de máscaras, por exemplo.
Em 2020 a Prefeitura de Foz do Iguaçu assinou o DECRETO Nº 28.244, DE 23 DE JUNHO DE 2020, que estabelece o Bairro Itaipu A como ambiente Sandbox que possibilita o teste e experimentação de tecnologias voltadas às Cidades Inteligentes. O Decreto institui o Comitê Gestor do “Programa Sandbox – Foz do Iguaçu”. O Comitê que tem poder de autorizar, durante o período destinado à realização dos testes e experimentações temáticas, a suspensão da eficácia da legislação municipal, em matéria fiscal, econômica, urbanística ou outras, para experimentação de inovação científica, tecnológica e empreendedora para Cidades Inteligentes.
O Comitê é formado pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação, da Secretaria de Planejamento e Captação de Recursos e da Secretaria de Turismo e Projetos Estratégicos, pela Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI), pela Associação dos Moradores da Vila A (AMVA), pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) e pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI).
O grupo tem autoridade para fiscalizar e regulamentar as tecnologias que estão sendo testadas no Vila A Inteligente.
As tecnologias instaladas no VILA A INTELIGENTE e ações tomadas neste local são autorizadas em caráter experimental para desenvolvimento de atividade em ambiente Sandbox regulamentado. Tais tecnologias foram dispensadas de determinados requisitos regulatórios pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.
Artº8 do DECRETO Nº 28.244, DE 23 DE JUNHO DE 2020.
"O Programa Vila A Inteligente é a oportunidade que nós, do PTI-BR, encontramos para impactar de forma positiva a qualidade de vida da população de Foz do Iguaçu e região, tornando-nos referência para o Brasil. Unimos tecnologias, inovação e empreendedorismo para gerar empregos, impulsionar a economia e desenvolver a cidade"
"Não somente fazer parte da história da Itaipu, mas o Vila A Inteligente fará história como primeiro bairro público inteligente do Brasil, que consolida um momento importante para desenvolvimento de novas tecnologias que melhorem a qualidade de vida"
"O Programa Vila A Inteligente é um exemplo da transformação de conhecimento e tecnologia em soluções para o progresso da sociedade a medida que possibilita um ambiente de experimentação onde a população tem a chance de contribuir diretamente na avaliação das tecnologias inovadoras a partir de sua própria experiência. O Comitê Gestor tem o compromisso de avaliar e regular a implantação das tecnologias, trazendo soluções e novos empreendimentos para Foz, mudando a cara da nossa cidade, sempre pensando no benefício dos usuários. Queremos muito ver Foz do Iguaçu como uma cidade mais inteligente e servindo de exemplo para o resto do país!"
“O Vila A Inteligente é uma importante parceria que vai possibilitar que Foz do Iguaçu seja um polo de inovação e empreendedorismo, e uma referência para todo o país. Além do incentivo para a instalação de novas empresas na cidade, que vão consequentemente gerar emprego e renda, a iniciativa tem como base a melhoria de vida da população por meio da implementação de tecnologias na área de Cidades Inteligentes e, por isso, desde o início a prefeitura empenhou todos os esforços para sua concretização”.
Copyright © 2021 – Hub Iguassu PTI
Todos os direitos reservados.